Ibirapitanga - Bahia

Ibirapitanga celebra 64 anos de emancipação com fé, cultura e novos investimentos

Autor: ASCOM PMI - 04/08/2025 às 12:47:08

Ibirapitanga viveu um dia histórico, neste domingo (03), em comemoração aos seus 64 anos de emancipação política. O evento aconteceu na Praça João Vitor, em frente à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, e reuniu a população, autoridades e lideranças políticas em um momento de celebração, fé, cultura e compromisso com o desenvolvimento.


As atividades começaram às 8h com o tradicional hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Ibirapitanga. Em seguida, foi realizada uma missa campal celebrada pelo pároco Padre Wellington Quaresma, que parabenizou o município e abençoou todos os presentes. Após a celebração, o público pôde prestigiar diversas apresentações culturais, com destaque para a banda Marcial FAIEBE, sob a regência do maestro Vilobaldo, que retomaram suas apresentações em grande estilo, a performance dos alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Ademária Ribeiro de Andrade com o Hino de Ibirapitanga, e o encerramento com a apresentação vibrante dos Timbaleiros de Gandu.


A programação seguiu com uma série de atos institucionais, iniciados pelo prefeito Jé Assunção, que assinou importantes ordens de serviço e inaugurou a nova sede da Regulação municipal. Um dos momentos mais emocionantes foi a entrega oficial dos instrumentos ao novo grupo de percussão “Timbaleiros do Chagas”, um projeto que homenageia o mestre popular Marino Chagas e visa formar crianças e jovens em tempo integral por meio da música e da cultura. A iniciativa recebeu investimento de R$ 50 mil da Prefeitura Municipal.


Durante o evento, foram anunciadas diversas ações estruturantes por meio das secretarias municipais:


Emprego e Renda, Mulher e Juventude: Implantação do Núcleo Empreende Mais, com salas do Credibahia, SEBRAE, Banco do Nordeste e Qualifica Bahia.


Desenvolvimento Social: Autorização do processo licitatório para sondagem do terreno e elaboração do projeto executivo de construção de casas populares para o Acampamento 28 de Julho.


Infraestrutura: Anúncio de licitações para construção de ponto de ônibus com estrutura moderna em Camamuzinho, nivelamento de área para a futura Praça de Eventos no Lago Águas da Cachoeira, ampliação do cemitério de Itamarati e projeto de energia solar para prédios públicos.


Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente: Implantação do projeto “Parceiros do Campo”, conclusão da agroindústria do Assentamento Serra de Areia e construção de pontos de coleta de resíduos sólidos na zona rural.


Saúde: Autorizações para requalificação da estrutura do Hospital Municipal, implantação do Centro de Multiespecialidades em Itamarati, unidade móvel de saúde para a zona rural, requalificação de unidades da atenção básica e implantação do novo Centro de Especialidades Médicas em Ibirapitanga.


Educação: Diversas ações estruturais e de melhoria da rede municipal, incluindo coberturas e requalificações de quadras, implantação de areninhas, aquisição de mobiliários, laboratório de informática, instalação de guaritas de proteção e o envio à Câmara do projeto de lei que dá nome à futura creche de Camamuzinho como “Creche Municipal Cecília Andrade Campos Silva”.


Ao final da cerimônia, autoridades, lideranças e a população entoaram o tradicional parabéns ao município e prestigiaram o corte do bolo comemorativo. O prefeito Jé Assunção também descerrou a placa da nova sede da Regulação, encerrando os atos do dia com mais um marco para a saúde pública local.


As celebrações pelos 64 anos de Ibirapitanga tiveram início na sexta-feira (01), com as Feiras da Saúde e da Agricultura Familiar, que aconteceram das 6h às 17h, também na Praça João Vitor, reunindo centenas de pessoas em busca de serviços, cultura e valorização da produção local. No sábado (02), a Feira da Saúde seguiu com mais atendimentos e atividades para a população.


Entre os presentes estiveram o deputado estadual Niltinho, a primeira-dama Lucélia Barbosa, a vice-prefeita Val de Gude, o ex-prefeito Gude, o prefeito de Camamu Irmão Jairo, o ex-prefeito de Gandu Léo de Neco, o subcomandante da 61ª CIPM Capitão Wecsley, além de secretários, vereadores e outras lideranças regionais.


Por Ary Mesquita 
Fotos: Leonardo Silva, Isaque Matos, Uelis Martins e Erick Cruz 



Mais Notícias
Credito foto:

Sua Privacidade

Ao clicar em Aceitar, você concordar que o site poderá armazenar cookies em seu dispositivo e utilizar as informações de acordo com nossa Politica de privacidade