As aulas do Programa Universidade Para Todos (UPT) começaram nesta segunda-feira (05), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Ibirapitanga. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Ibirapitanga e o Governo do Estado da Bahia, o programa oferece 50 vagas presenciais no turno noturno, voltadas a estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual e municipal, com o objetivo de prepará-los para o vestibular.
O curso será 100% presencial, com carga horária mínima de 20 horas semanais e aulas de segunda a sexta-feira. Ministradas por professores monitores, as disciplinas incluem Português, Redação, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). A aula inaugural foi conduzida pela professora Mariney Pinto, que ministrará aulas de Língua Portuguesa e Redação.
O programa atende estudantes regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio regular ou no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, além de egressos da rede pública baiana.
Segundo a articuladora municipal do UPT, Edmônica Santos, a iniciativa representa um marco de incentivo à educação superior. “O programa é uma oportunidade para que os estudantes tenham um incentivo real a ingressar numa faculdade e construir um futuro melhor”, destacou.
Por: Ary Mesquita
Fotos: Leonardo Silva e Ryan Araújo