Dois grupos culturais de Ibirapitanga, a cidade das águas e do cacau, brilharam no palco do 8º Festival de Dança de Cachoeira, realizado no último domingo (27), no Recôncavo baiano. O evento, que celebra o mês da dança e as comemorações pelo Dia Internacional da Dança, celebrado nesta terça-feira (29), contou com a participação dos grupos Afro Dance e Tribo Timbalando, que trouxeram dois troféus para casa, reafirmando o talento e a força da cultura ibirapitanguense.
A participação foi viabilizada pela Prefeitura de Ibirapitanga, por meio das Secretarias de Educação, Esporte e Cultura e de Transporte e Segurança Pública, que apoiaram os grupos na viagem e na logística da expedição. A presença ativa da gestão municipal reforça o compromisso com a valorização da cultura e da arte como ferramentas de transformação social.
Acompanhando os grupos na viagem, o diretor de Cultura, Jean Carlus destacou a importância da participação, no Festival. “É uma alegria imensa ver nossos grupos levando o nome de Ibirapitanga para além das fronteiras. A gestão municipal tem investido em cultura porque acredita no poder da arte na formação de cidadãos conscientes e orgulhosos de sua identidade,” destacou.
O grupo Afro Dance, fundado em 2005 na sede de Ibirapitanga, é coordenado pelo professor Antônio Venefrides e desenvolve um importante projeto social voltado para a formação e qualificação de artistas locais. Já a Tribo Timbalando, coordenada por Nino Nunu Leão, realiza desde os anos 1990 um trabalho socioeducativo com crianças, adolescentes e jovens do distrito de Camamuzinho, promovendo inclusão e expressão por meio da dança.