No dia 7 de outubro, a Prefeitura de Ibirapitanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conduziu aproximadamente 30 mulheres para a realização do exame de mamografia. A Secretaria promove essa ação todos os meses, e é fruto da parceria entre a Prefeitura de Ibirapitanga e a Fundação Lourdes Lucas, em Itajuípe. Dessa vez, as pacientes foram da sede, do distrito de Novo Horizonte e da zona rural.

14/10/2021 às 09h29

A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mamas.

De acordo com informação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, por isso a doença pode evoluir de diferentes formas.

Outubro Rosa

Campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Fotos: @smsibiras