A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na manhã da terça-feira (24), um mutirão para a realização do exame preventivo, no PSF Noelia Lapinha, na sede. O exame faz parte das ações realizadas envolvendo a saúde da mulher.

26/08/2021 às 09h40

O exame preventivo, também conhecido como exame de Papanicolau, é um exame ginecológico indicado para mulheres sexualmente ativas e que tem como objetivo avaliar o colo do útero, verificando se há sinais que indiquem infecção pelo HPV, que é o vírus responsável pelo câncer de colo de útero, ou por outros microrganismos que podem ser transmitidos sexualmente.

Fotos: Secretaria Municipal de Saúde

O preventivo é um exame simples, rápido e que não causa dor e a recomendação é a de que seja realizado anualmente, ou de acordo com a orientação do ginecologista, por mulheres até os 65 anos.