Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
A Secretaria Municipal de Saúde de Ibirapitanga informa que foi detectado um caso da doença Febre de Oropouche em nosso município. Trata-se de adulto jovem, sexo masculino, residente na sede, que realizou viagem há aproximadamente 15 dias para o município de Vitória da Conquista -BA, evidenciando que contraiu a doença importada de outra região.
O paciente relatou estar assintomático e que sua família não desenvolveu os sintomas.
Os sintomas da Febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia.
Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.
A transmissão da Febre Oropouche é feita principalmente por mosquitos. Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no sangue do mosquito por alguns dias. Quando esse mosquito pica outra pessoa saudável, pode transmitir o vírus para ela.
Recomenda-se:
Evitar áreas onde há muitos mosquitos, se possível;
Usar roupas que cubram a maior parte do corpo e aplique repelente nas áreas expostas da pele;
Manter a casa limpa, removendo possíveis criadouros de mosquitos, como água parada e folhas acumuladas;
Uso de repelente também é indicado.
Importante: Em caso de sintomas suspeitos, procure ajuda médica imediatamente e informe sobre sua exposição potencial à doença.
Texto: SMS com edição da Ascom-PMI (Caleb Lima- jornalista).