No dia 3 de agosto, Ibirapitanga completou 62 anos de emancipação. Para comemorar essa data, a prefeitura, em conjunto com diversas secretarias, promoveu uma série de atividades, dentre elas, o ato de pagamento por serviços ambientais do Programa Produtor de Água.

16/08/2023 às 11h42

No dia 3 de agosto, Ibirapitanga completou 62 anos de emancipação.

O evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores, foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Agricultura, Turismo, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Satuderma) de Ibirapitanga.

Na ocasião, o prefeito de Ibirapitanga, Junilson Batista, entregou, de forma simbólica, um cheque no valor de cento e cinquenta mil reais aos produtores/ agricultores vinculados ao Programa.

"Hoje é um dia especial para todos nós. Mais uma vez o governo Compromisso com o Povo demonstra a preocupação com o meio ambiente e com a valorização do produtor. Precisamos conservar um programa que é orgulho e modelo para outros municípios e, se depender de mim, continuaremos incentivando esses produtores. Dá orgulho de ver várias famílias contempladas com fossas sépticas, estufas solar, dentre outras riquezas oriundas do Programa", afirmou Batista.

O “Programa Produtor de Água Ibirapitanga” vem, desde 2014, implantando um mecanismo de conservação inovador.

O nosso município é o pioneiro na Bahia a implantar um mecanismo de conservador tão inovador, a partir da aprovação da primeira Lei Municipal (864/2014) de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA) do Estado.

O Programa tem como objetivo promover um restabelecimento da paisagem a partir do envolvimento de produtores rurais em práticas conservacionistas do solo e água, além de estimular a conservação de área naturais e sua biodiversidade.

Matéria - Caleb Lima

Fotos: Rita Santos