11/09/2023 às 09h12

Com casa cheia e participação marcada pela ampla representatividade, foi realizada na a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social em Ibirapitanga. Aproximadamente 180 pessoas estiveram presentes na abertura do encontro, realizado na plenária da Câmara Municipal de Vereadores, com a participação de diferentes segmentos, entre equipes de servidores e trabalhadores da rede socioassistencial, conselheiros, gestores municipais, representantes de órgãos e entidades vinculadas às políticas dessa área, crianças, adolescentes e idosos atendidos pelos serviços, lideranças e autoridades locais, além de cidadãs e cidadãos da comunidade em geral.

Ainda houve uma palestra abordando o tema central da 12ª Conferência Municipal, conduzida pela professora, Assistente Social, mestre em Politicas Sociais e Colaboradora do Conselho Estadual Assistência Social-CEAS/BA, SARA SPINOLA , que ministrou a palestra magna sobre o tema da Conferência. Sara abordou a importância do controle social para o acompanhamento e avaliação da política de assistência social, além das formas de financiamento e articulação entre os serviços, benefícios socioassistenciais e programas de transferência de renda.

“O tema da Conferência de Assistência Social deste ano nos convida a refletir sobre a situação atual do Sistema Único de Assistência Social e como ele deve ser implementado no futuro. Além disso, incentiva Governo e sociedade civil a discutirem juntos estratégias para o desenvolvimento e melhoria contínua deste sistema, pensando sempre nas pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade que necessitam desta política pública”, afirmou Sara. Após brilhante apresentação com plena compreensão dos presentes, iniciaram-se os debates com participação da palestrante.

Neste ano, serão abordados 5 eixos, definidos na Resolução nº 90 do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, de 21/12/2022.

EIXO 1 – Financiamento

EIXO 2 – Controle social