No início do mês, Ibirapitanga completou 62 anos de emancipação. Para comemorar esse momento, a prefeitura, em conjunto com diversas secretarias, promoveu uma série de atividades, dentre elas, a formatura dos alunos da rede municipal de ensino do Programa Proerd da Polícia Militar.

11/08/2023 às 10h09

No início do mês, Ibirapitanga completou 62 anos de emancipação.

A cerimônia aconteceu no dia 2 de agosto, no Clube Lítero Social de Ibirapitanga, localizado na Praça Ivan Lima. Na ocasião, o gestor municipal, Junilson Batista, esteve presente, compondo, juntamente com representantes da educação municipal e da polícia militar, a mesa de abertura.

A Secretária Municipal de Educação, Viviane Aragão, exaltou a parceria entre a Semec e a PM e elogiou o Proerd. “Proporciona todo um olhar relativo à disciplina, boas condutas, formação adequada para nossa juventude”, defendeu. Outro aspecto ressaltado por Aragão foi a aproximação da PM com a comunidade, tendo a escola como meio: “Temos que estar dialogando com as instituições e a escola coloca não só os alunos, mas a comunidade, os pais, em aproximação com a PM. Isso é muito importante para um contexto de sociedade segura”.

Durante o evento, o que se viu foram olhares atentos e emocionados de parentes, de alunos e de professores. "Esse programa é muito bom. Através dele, aprendemos várias coisas, inclusive ficar longe de drogas, que é coisa ruim para a nossa vida", afirmou Samuel Santos de Oliveira, um dos alunos assistidos pelo Programa.

Proerd

O Proerd promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

Matéria: Caleb Lima

Fotos: Isaac Mattos